sexta-feira, 6 de outubro de 2017

O 4° Semestre, literalmente metade do curso

O 4° Semestre, literalmente metade do curso


   Fala galera, há quanto tempo! Essa semana iniciou as aulas do 4° semestre de História e eu continuo firme no curso, há menos de um mês concluímos o semestre anterior que foi bem puxado mas consegui passar de todas as matérias. A rotina universitária exige bastante de nós, além das aulas tem as viagens, os eventos, os grupos de estudos, pesquisas... As férias foram sim curtas, porém me deram o tempo de renovar as energias. 
   O que posso dizer até aqui sobre a faculdade e o curso de História? Bem, desculpa aí se parecer generalizadas as minhas observações porque eu estou compartilhando minhas experiências como base das análises a seguir, provavelmente vocês passaram, passam ou vão passar por coisas diferentes. Só que algumas coisas não diferem.
  • Número de alunos diminuindo: sei que algumas turmas permanecem inteiras até a formatura mas na maioria dos casos, a turma diminui de forma que o pessoal que continua depois da metade do curso geralmente segue junto até o final. A turma com quem estudo já reduziu para metade em relação ao começo da faculdade, o número de quem frequenta é ainda menor.
  • União entre a turma (ou não): é sério, se você passa pra lá de quatro anos convivendo com as mesmas pessoas todos os dias, todo mundo feliz no começo do semestre e todo mundo louco no final do semestre, se você e seus colegas não se ama, então com toda certeza se odeiam. As turmas que se formam se dividem em dois extremos, ou é uma turma unida do começo ao fim ou é uma turma separada cheia de tretas ao ponto de ninguém olhar na cara de ninguém.
  • Saber o método de ensino dos professores: quando a gente já teve aula com um professor e esta mesma pessoa pega outra disciplina, você já sabe mais ou menos o que esperar. Quando os veteranos comentam sobre o professor é uma coisa, você saber como ele trabalha é outra. A experiência pode ajudar muito nessa caso.
  • Problemas de um ou da turma com um professor: é algo bem comum na universidade e nas escolas, nos casos extremos a turma inteira faz um abaixo-assinado solicitando a transferência do professor naquela matéria. Pode ser que o professor consiga trégua nas aulas, sim. Mas o clima fica meio pesado na sala.
  • Saber como funciona a estrutura da universidade: é uma das melhores coisas de ser veterano, você sabe o melhor horário de ir no RU, na lanchonete, nos laboratórios, na biblioteca, no xeróx, sabe quais são as melhores vagas de estacionamento, sabe quando vale a pena ir na aula, sabe o horário de funcionamento das coisas na universidade, tem um conhecimento mínimo ds burocracias, sabe identificar um calouro, não faz questão de estar sempre uniformizado, sabe onde encontrar PDF, sabe om quem conversar na secretaria ou no departamento, sabe quando é melhor não participar de alguma coisa... 
  • Vira um bom calculador de contas: talvez isso gere polêmica, mas mesmo as pessoas de humanas desenvolvem alguma habilidade matemática na vida universitária. Você precisa saber quanto vai gastar com xeróx, com lanche, quantos dias tem para devolver o livro sem pagar multa, saber calcular a multa, calcular os dias para provas e seminários próximos, calcular o quanto vai pagar em gasolina ou na passagem de ônibus/metro/van/táxi, calcular os valor de provas e trabalhos e muito mais coisas. Pessoalmente, aprendi até a calcular só por visão o local exato onde o ônibus vai parar só para conseguir um lugar para sentar e quando não tem então calcular o lugar onde dá para ficar longe dos esbarrões. 
   É por enquanto isso galera, parece que nesse semestre as coisas serão mais simples, pretendo escrever aqui com mais frequência.
Até o próximo post! e #focanosestudos

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