terça-feira, 18 de abril de 2017

Saúde Universitária

Saúde Universitária

Como vai galera? Hoje finalmente entreguei o último trabalho do segundo semestre. Antes que o semestre encerre oficialmente, fiz esta postagem para esse mês de abril. O assunto que vim tratar é um tanto delicado e está na minha “área de trabalho” de idéias de posts já faz uns dois meses. É sobre a saúde.
Na metade desse semestre, minha grande amiga e colega de turma sofreu um infarto. Ela passa bem, recebeu acompanhamento e voltou para a casa da família em outra cidade, onde até hoje faz um tratamento para melhor se recuperar. Apesar da aparente calma com que eu narro esse fato, a verdade é que na época todos nós ficamos muito preocupados (e ainda estamos) com a saúde dela. Isso levantou uma questão na minha mente: saúde universitária.
A colega acima mencionada não tinha qualquer predisposição a ter um infarto, mas ela veio cursar faculdade numa cidade longe de casa, morava numa república distante numa cidade onde não tinha parentes, embora a família a ajudasse. Percebemos que ela se alimentava muito mal (só salgados e macarrão instantâneo durante oito meses), ela não gostava de almoçar no RU e dizia sempre que estava bem... A má alimentação foi apontada como um dos principais motivos do infarto.
Os universitários que saem de casa e vão morar sozinhos numa nova cidade precisam tomar muito cuidado com a alimentação, saúde é uma questão séria. Conheço muitos estudantes que não se alimentam direito e passam mal direto. Independente da situação, é fundamental para o bem estar físico uma boa alimentação e o sono em dia. Nosso corpo não é uma máquina. Essa postagem é para vocês e para mim também... Teve dias tão corridos que dormi pouco e me alimentei mal, mas já organizei isso.
Claro que há outras questões que envolvem a saúde dos universitários, como licenças para cirurgias ou tratamentos, licença de gestação ou mesmo depressão. Mas procurei falar mais aqui da alimentação e do sono porque geralmente temos mais controle sobre estes, além de serem fundamentais para a saúde. Vamos tentar prestar atenção no cuidado que temos com nós mesmos, certo? #SaúdeUniversitária. Esse post é dedicado à minha amiga anteriormente mencionada, estamos torcendo para que ela se recupere e volte no terceiro semestre.
Amanhã será o último dia de aula e já estou sentido saudades desse caótico semestre 2016/2. Fico feliz por estar finalizando meu primeiro ano no curso de História, e cada dia tenho mais certeza que escolhi o curso certo. Como diz o bordão da minha turma: “História só tem Fera”! O curso é ótimo, as disciplinas são ótimas, os professores são ótimos, e os colegas então são todos malucos como eu. Agradeço especialmente a vocês que lêem e acompanham o que escrevo. Como Nietzsche lembra, a História deve servir a vida, então espero que as postagens possam servir de alguma forma para quem já faz parte ou vai entrar no mundo acadêmico. O acesso de vocês no blog é uma grande motivação para que eu compartilhe mais experiências. Gostaria também que vocês compartilhassem suas experiências, críticas, sugestões e contribuições nos comentários.
Um abraço em todos vocês. Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário